O que é o Complexo Prates


“Agente tem que sair do sertão!
mas só se sai do sertão
tomando conta dele a dentro”
Guimarães Rosa
O Complexo Prates é o primeiro equipamento que reúne ações de Saúde Pública e Assistência Social no tratamento aos usuários de álcool e outras droga baseados na redução de danos.
Seu publico alvo é a população em situação de rua e vulnerabilidade social, no território do centro da cidade de São Paulo, integrando as ações dos diversos setores políticos:  Prefeitura de São Paulo, Estado de São Paulo e Governo Federal.
O Complexo traz um conceito ainda em construção, que é revelado dia a dia no trabalho e na dedicação que conta com o sucesso dos casos exitosos e na perspectiva dos diversos sujeitos profissionais dentro do equipamento. O Complexo é munido de um Centro de Acolhida para homens adultos, um Centro de Convivência para homens e mulheres, um Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas – CAPS III AD, um Serviço de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente – SAICA, além da Assistência Média Ambulatorial 24 horas – AMA.
Sobre a ótica dos diversos serviços mencionados, se faz um desafio, articular entre esses vários setores para reproduzir na realidade da população atendida diariamente no espaço o que realmente temos por objetivo. O Complexo Prates preenche uma lacuna que ainda não se fechou no que se refere às políticas nacionais sobre drogas, entende-se políticas sociais  : 
Ações que tem como alvo certas categorias específicas da população, como trabalhadores, pessoas em situação de rua, crianças, desnutridos, certos tipos de doentes, através de programas criados na gestão governamental”²
(Faleiros, p.168)
Neste sentido, é do equipamento a responsabilidade de inovação nessa perspectiva, que foge da ação governamental de viés “Proibicionista”³, para realizar uma intervenção que reconheça para além da criminalização das drogas e dos sujeitos que dela fazem uso para uma visão que perceba o individuo inserido em um contexto muito mais amplo e dinâmico.
Por isso cabe aos usuários do serviço e a nós profissionais observarmos o nosso próprio discurso para que nossas falas, intervenções e ações, sejam balizadas pela análise da totalidade dos fatos.
Como por exemplo, pensar o que leva o sujeito a buscar o serviço que prestamos, necessitamos nos entender enquanto indivíduos que podem transformar essa realidade de acordo com a intervenção qualificada. O conceito do Complexo vai ao sentido de sua capacidade de criar espaços que exaltem o protagonismo, e a autonomia do individuo, espaços criados pelos profissionais, seja em um grupo, ou em um atendimento com técnicos Assistentes Sociais e Psicólogos, ou simplesmente em uma conversa, reafirmando que o sujeito que utiliza o espaço goza de um direito protegido constitucionalmente, que contradiz a falsa ideia do favor, da ajuda, da caridade, e da qualificação de valores moralizantes que ainda permeiam algumas ações profissionais, que menosprezam e não enxergam a fundo o fenômeno social da pessoa em situação de rua e do uso de drogas.



Bibliografia e Dicas de Leitura:

Rosa, G. João Guimarães Rosa Ficção Completa em dois volumes, v.I. Rio de Janeiro. Nova Aguilar, 1994, p.92.
Ver definição de “proibicionismo” em: Alessandro Baratta, “FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS DA ATUAL POLÍTICA                  CRIMINAL SOBRE DROGAS”, Rio de Janeiro, Ed. Relume Dumará, 1992, p 35 a 49.
FALEIROS, Vicente de Paula. O que é Política Social. São Paulo: Brasiliense, 2004. – Coleção Primeiros Passos, p. 168.

3 comentários:

  1. Trabalhei no centro de acolhida complexo prates....E os acolhidos em situação de rua eram super bem tratados pelo Fabio gerente na época...Eu trabalhei como agente operacional meu nome Lucineia Mendes Cardoso..Sinto sdds e gostaria mto de uma nova oportunidade meu email cardoslucineia@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me deem uma oportunidade por favor de voltar a trabalhar nesse lugar q já trabalhei e amei...Pois conheci pessoas maravilhosas

    ResponderExcluir
  3. super bem trataos onde ????
    lugar com cobertas fedorentas sem higenizaçao nem uma sou blogueiro fui no local alem dos funcionarios pensar que sao autoridades ou seja tratao as pessoas como bandidos a comida e horrivel os funcionarios mal treinados cobertas fedem a urina coxao de plastico combichos pulgas carrapatos entre ouros

    ResponderExcluir