segunda-feira, 10 de junho de 2013

Central da Cidadania


Central da cidadania é o espaço pensado e criado para fomentar e resgatar a cidadania da pessoa em situação de rua e em vulnerabilidade, como para o dependente químico.
Este espaço ainda em construção e em constante movimento de mudança como o dia a dia humano, foi carinhosamente desenhado para ser atrativo.
Nele você encontra copia das leis que protegem ou deveriam proteger e assegurar a dignidade da pessoa em estado de vulnerabilidade e risco, além de de cópias do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto de defesa do consumidor e a Constituição Federal.
Um mural destinado para vagas de empregos, onde pessoas podem se re-inserir no mercado de trabalho.
 Não é somente um trabalho de indicação para uma determinada vaga, se estabelece um contato com empregador onde é exposto a sua vulnerabilidade, e a ausência de um comprovante de residencia convencional e burocrático, devido a sua ou não residência em Centro de Acolhida,  para que a falta de um comprovante de residência em seu nome seja motivo de recaída e ou um entrave para sua contratação.
Em seus murais suspensos no Centro de Convivência, você encontra endereços de Centros de Acolhida na região onde facilite busca de vagas em pernoites e ou vagas fixas, endereços de Clinicas que ele possa buscar internação, quanto a buscar internação ressaltamos que não existe sugestão, indução ou consideração de nossa parte, ou seja, o individuo que sente por si próprio ou que auto elege esse como único modo de seu tratamento.
Endereços de locais especializados em atende-los e orienta-los juridicamente, onde e o que ele precisa para adquirir ou solicitar documento, cursos e mesmo em relação a saúde.
Foi notado com a vivencia neste espaço que muito mais que um ponto orientação, é o primeiro espaço para o novo convivente sentar e apresentar sua necessidade, além da central representar um espaço onde se apresentam sua insatisfações seja para com o serviço ou um outro serviço e orientação politica, já que a central é vista e executada como ponto de dialogo e rede com outros, serviços e com órgãos de políticas publicas.
Por isso a Central de Cidadania é um local de efervescência e contante mudança.

Alem das principais atracões temos também:
Distribuição de jornais de mídia alternativa
Frente de trabalho
contato com serviços como: Poupa Tempo, Centros de Acolhida, Centros de Convivência, Cursos Profissionalizantes, Casa do Imigrante, Movimento Estadual da População em Situação de Rua
UBS referenciada do Bras, CAISM, CAPS, CRATOD, Defensoria Publica, Ministério Publico, INSS e etc.


Autores : Ricardo de Lima e Thauan Pastrello 
Projeto e execução : Thauan Pastrello, Ricardo de Lima, Tatiana, Jane Gurgel, Adriano e Sandra.
Curadoria: Thauan Pastrello e Ana Cristina


terça-feira, 4 de junho de 2013

Banco de Talentos 1

O Banco de Talentos do Complexo Prates visa apresentar o talento de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao publico, talentos esses ora esquecidos para recolocação no mercado e sua reinserção social.
Muito mais que um descobridor de talentos é um propulsor da cidadania...