sexta-feira, 17 de maio de 2013

I Semana da Luta Antimanicomial

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o Silencio dos bons."
Martin Luther King

Entre os dias 13 e 18 de maio aconteceu no Complexo Prates á "I Semana da Luta Antimanicomial".
A iniciativa parte dos profissionais do Complexo para demostrar publicamente a sua contrariedade á política vigente no que se refere ao tratamento da dependência de álcool e outras drogas que utiliza a internação compulsória e involuntária, método este considerado pela equipe como retrocesso da leitura dos transtornos mentais e da dependência e suas implicações psicossociais, criando novos manicômios com velhos hábitos e velhos objetivos, que são de higienização, fazendo do dos novos leitos em  velhas concepções manicômios e velhos leprosários.
Utilizamos das sete expressões da arte para discutir essas questões com os usuários conviventes, demonstrando que independente do entendimento cultural do indivíduo, somos unanimes na oposição.
Assistimos filmes como "O bicho de sete cabeças"e o "Ilusionista" para refletir com a leitura cinematográfica brasileira e internacional estas velhas concepções que teimam em dar como novas.
Saímos as ruas com nossa bateria e através dos instrumentos de percussão fizemos barulho para chamar atenção para o realmente novo que é o tratamento por redução de danos.
Nos inspiramos no Museu da Resistência, para prosseguir em nossa resistência pela igualdade social e pela cobrança em todos os níveis do poder político de nosso Brasil, para uma política humanizada para os portadores de transtornos mentais, pelos dependentes químico e pela população de rua a partir de sua cultura nivelando-os as camadas sociais que os esqueceram ignorando-os.
Que irá culminar com um protesto em conjunto com outros movimentos sociais na Avenida Paulista, palco de todas as manifestações dos movimentos sociais paulistanos. Nesta sexta feira realizamos em conjunto com usuário a nossa I Feijuca da Luta, um almoço averto para a comunidade, com a apresentação do grupo de samba ReduSamba. Inauguramos também a I Feira de Trocas Prates, onde como em um bazar sem dinheiro, troca-se roupas objetos e etc.
A semana também foi bastante proveitosa pelos atletas dos times de futsal Complexo Prates, Tenda Parque Dom Pedro, Centro de Acolhida Joao Paulo, Tenda Barra Funda e Tenda Santa Cecilia, integrando serviços para a construção de um novo conceito sobre o tratamento a usuários de álcool e outras drogas.
Contamos também com a presença de referencias na área como a professora dr. Eliza Zaneratto (PUC-SP) e a também professora dr Tereza Endo, que realizaram palestras abertas para conviventes e profissionais atualizando os conceitos e reafirmando a relação entre colaboradores e conviventes do espaço. 




Autores : Ricardo de Lima e Thauan Pastrello 
Projeto e Execução : Equipe Técnica 
Curadoria : Thauan Pastrello e Ana Cristina 

Um comentário: